BIOGRAFIA


1980 › INÍCIO DA MILITÂNCIA
Na década de 1980, o bancário Zeca integrou o movimento nacional, que fundou o Partido dos Trabalhadores. Na mesma época, engajou-se na luta sindical e participiu da criação da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Em 1983, casou-se com a Gilda Maria. Da união nasceram três filhas: Thiara, Janice e Thaísa. A família se completou com a chegada dos dois netos, Maria Liriah e Pedro Orcírio. No ano de 1984, Zeca participou ativamente do “Movimento Diretas-Já”, que mobilizou o País pela eleição direta para presidente da República. 


1990 - 1998 › DEPUTADO ESTADUAL
Eem 1990, Zeca foi eleito o primeiro deputado do PT em Mato Grosso do Sul, inaugurando uma forte relação com os movimentos sociais, na luta pela defesa dos servidores públicos, dos trabalhadores sem-terra e dos povos indígenas. Relação que foi consolidada em 1994, quando ele foi reeleito para o segundo mandato de deputado estadual. Na Assembleia, Zeca iniciou a discussão sobre o trabalho escravo e degradante, que acontecia nas carvoarias e usinas de álcool e açúcar, que explorava os trabalhadores e trabalhadoras e até crianças nas plantações de cana e no maciço florestal no Estado. Em 1996, disputou pela segunda vez a prefeitura da Capital, em uma disputa histórica, marcada por denúncias de compra votos e fraudes. Foi vencido no segundo turno por apenas 411 votos.


1998 - 2006 › GOVERNADOR
O PT não venceu aquela eleição pela prefeitura em 1996, mas a resposta veio nas urnas dois anos depois. Em 1998 se elegeu governador de Mato Grosso do Sul e foi reeleito em 2002. No governo, Zeca do PT implantou uma série de programas e projetos que transformaram Mato Grosso do Sul. A industrialização do Estado aliado a reestruturação da máquina pública elevou a arrecadação do Estado em 288%. Com esses novos recursos foi implado o FIS (Fundo de Investimento Social), que permitiu que o governo do estado consolidasse um grande movimento pelo resgate da cidadania, com os programas sociais Bolsa Escola, Segurança Alimentar, que em conjunto com a construção de moradias populares, de hospitais, escolas e a valorização do servidor público elevaram a qualidade de vida do povo do sul-mato-grossense. 


2012 › VEREADOR
Após alguns anos longe da vida pública, aposentado como bancário, Zeca foi eleito em 2012, o vereador mais votado de Campo Grande, com 13.010 votos. Considerado um dos vereadores mais atuantes da Capital, Zeca apresentou o projeto do "Portal da Transparência da Habitação" para acabar com a distribuição irregular de casas populares. Zeca também denunciou a má gestão de recursos públicos na área da saúde, que envergonhou a população campo-grandense como: o sucateamento das ambulâncias do Samu, a falta de punição para a "Máfia do Câncer", a possível fraude na aquisição do sistema Gisa e a interminável obra do Hospital do Trauma. "

 

site desenvolvido por:

Criação de Sites e Mídias Sociais em Campo Grande - MS