O deputado estadual Zeca do PT solicitou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a realização de estudos de viabilidade para implantação de uma clínica de hemodiálise no Hospital Regional de Amambai, na Região Sul-Fronteira do estado.
Em reivindicação apresentada nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Zeca alerta que, atualmente, todos os pacientes que necessitam de atendimento especializado em nefrologia de Amambai e municípios da região precisam se deslocar cerca de 100 quilômetros até Ponta Porã para terem acesso ao tratamento de hemodiálise.
“Há casos em que o paciente precisa realizar a hemodiálise três vezes por semana. Isso significa que essas pessoas precisam se deslocar cerca de 600 quilômetros toda semana para realizarem o tratamento. É uma rotina extremamente desgastante”, pontua o deputado.
Zeca alega que a instalação da hemodiálise em Amambai facilitará o acesso da população aos serviços de nefrologia. “Trata-se de uma região que precisa ter sua estrutura de saúde fortalecida. Uma clínica de hemodiálise em Amambai aliviará a rotina desses pacientes e vai amenizar a demanda de atendimentos realizados no Hospital de Ponta Porã”, finaliza.
A reivindicação foi apresentada ao deputado Zeca do PT pelos 13 vereadores de Amambai e foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel e ao secretário estadual de saúde Maurício Simões Correa.
Texto: Carlos Henrique Wilhelms Edição: Éder F. Yanaguita Fotos: Luciana Nassar/Alems