Meus amigos, minhas amigas, boa noite. Na tarde desta terça-feira, 4 de julho, estivemos na sede do Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul (MPF/MS), onde fomos recebidos pelo procurador da República Pedro Paulo Gonçalves de Oliveira.
Levamos até o MPF nossa preocupação com a situação que envolve a a pulverização aérea de agrotóxicos nas lavouras do nosso estado. Tenho denunciado essa prática, que tem causado consequências graves: destrói a produção de assentamentos e pequenas propriedades do entorno das fazendas pulverizadas, mata abelhas, bichos-da-seda e outras formas de vida importantes para algumas culturas produtivas e contamina fontes de água que abastecem comunidades inteiras.
Por conta disso, ao lado dos meus companheiros de bancada, Pedro Kemp e Gleice Jane, apresentamos um projeto de lei para vedar a pulverização aérea de agrotóxicos, a exemplo do que já está em vigor em outros estados, como é o caso do Ceará.
Durante a agenda com o procurador Pedro Paulo, ficou acordado que, enquanto membro da Comissão de Meio Ambiente, convocaremos uma audiência pública na Assembleia Legislativa MS com o MPF/MS e demais órgãos fiscalizadores para debater esse projeto de lei.