Site icon Zeca do PT

Com apoio de Zeca, Câmara de Campo Grande convoca debate sobre construção de hospital municipal

Com apoio de Zeca, Câmara de Campo Grande convoca debate sobre construção de hospital municipal

A vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, em parceria com os vereadores Ayrton Araújo (PT), Junior Coringa (PSD) e Ademir Santana (PSDB), realizam uma audiência pública para discutir a urgência da construção de um hospital público municipal em Campo Grande. O debate, que também conta com o apoio do deputado estadual Zeca do PT, será na próxima segunda-feira (18), às 9 horas, na Câmara Municipal.

A vereadora afirma que a ausência de um hospital municipal é uma realidade que precisa ser enfrentada. “Entre as capitais dos estados, Campo Grande figura entre as poucas que não possui um estabelecimento hospitalar municipal. O atendimento é feito por hospitais contratados pela Prefeitura, como a Santa Casa, Hospital do Câncer, São Julião, Hospital do Pênfigo, pelo Regional (Governo do Estado) e HU (Governo Federal), estando demonstrada a total dependência do Município de atendimento hospitalar em rede de terceiros, não possuindo, sequer, nenhum hospital municipal”, diz Luiza Ribeiro.

Outra preocupação relevante é a disponibilidade de leitos hospitalares em Campo Grande, que se encontra significativamente abaixo das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto a OMS sugere de 3 a 5 leitos para cada mil habitantes, nossa cidade oferece apenas 1,6 leitos por mil habitantes.

Diante dessa realidade, a vereadora Luiza Ribeiro e seus colegas parlamentares estão unindo esforços para pressionar a Prefeitura de Campo Grande a construir um hospital municipal no modelo de Complexo Econômico Industrial de Saúde (Ceis). Esse modelo inclui toda a infraestrutura necessária para fortalecer a política de assistência e promoção à saúde, oferecendo uma ampla gama de serviços.

O Ceis é um modelo alinhado às diretrizes recentemente estabelecidas pelo Governo Federal, na gestão do presidente Lula, conforme o Decreto 11.464/2023.

A audiência pública programada para segunda-feira é um passo importante nessa jornada em direção a um sistema de saúde mais completo e acessível para os cidadãos de Campo Grande. É aguardada a participação da comunidade, profissionais de saúde, representantes da Prefeitura e todos os interessados para discutir e buscar soluções para essa importante questão.

A vereadora Luiza Ribeiro também está mobilizando a comunidade por meio de uma petição online para alcançar esse importante objetivo de proporcionar um sistema de saúde mais eficiente e acessível para todos os campo-grandenses. Para participar acesse o link: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/poder_publico_a_urgencia_do_hospital_municipal_para_campo_grande/

Texto: Paulo Victor
Edição: Éder F. Yanaguita
Arte: Isabela Monaco
Exit mobile version