Em áudio divulgado para jornalistas na manhã desta segunda-feira (31), o ex-governador e deputado estadual eleito José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, celebrou a vitória de Lula no segundo turno das eleições presidenciais.
“O domingo foi de grande alegria pela derrota do projeto do ódio, do preconceito, do ataque às instituições. A estabilidade política é a grande vitória do Lula contra todo o esquema montado por Bolsonaro e uso da máquina pública, inclusive com o uso vergonhoso da Polícia Rodoviária Federal no dia de ontem para prejudicar a livre circulação de pessoas para votar”, pontua.
De acordo com o deputado eleito, é uma grande conquista a perspectiva de o Brasil poder retomar a normalidade democrática.
Em relação ao cenário estadual, Zeca destacou que o resultado do pleito em Mato Grosso do Sul é positivo. “Foi muito importante derrotar o Contar aqui, que representa o bolsonarismo raiz. Nem capitão lá, nem capitão cá. A democracia prevaleceu”, comemora.
Quanto ao governador eleito Eduardo Riedel, Zeca explica que a bancada do PT ainda deverá definir sua forma de atuação. “Podemos até de imediato manifestar apoio crítico, mas não seremos subservientes de maneira alguma. Esse apoio vai depender dos compromissos que ele vai assumir com a agricultura familiar, os povos indígenas, os assentados e os mais pobres”, ponderou.
O deputado recém eleito ainda cobrou mudanças na forma de aplicação do Fundersul, fundo criado durante sua gestão como governador do Estado. “Não pode ser apenas para atender o grande fazendeiro. Tem que atender os pequenos para levar melhorias para os assentamentos mais distantes, para as comunidades indígenas mais distantes, para as comunidades quilombolas”, defende.
Zeca do PT foi eleito deputado estadual no primeiro turno das eleições com 47.193 votos, sendo o terceiro mais votado deste ano. O murtinhense retornará à Assembleia Legislativa 24 anos depois de ter concluído dois mandatos consecutivos como deputado entre 1º de fevereiro de 1991 e 1º de janeiro de 1999.