Site icon Zeca do PT

Zeca do PT propõe acompanhamento da Rota Bioceânica na Alems

Zeca do PT propõe acompanhamento da Rota Bioceânica na Alems

Na instalação da 1ª Sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), realizada nesta quinta-feira (2), o deputado estadual Zeca do PT ressaltou a importância da 12ª Legislatura da Casa de Leis promover debates a respeito da implantação da Rota Bioceância.

“Esse corredor é o caminho para o Oceano Pacífico e vai tornar o nosso estado um importante centro de desenvolvimento da América do Sul”, argumenta o parlamentar.

Ex-governador do Estado, Zeca relembrou as primeiras discussões sobre o Corredor Bioceânico, que visavam encurtar a distância entre o Brasil e o mercado asiático. “Ao lado dos meus irmãos Heitor e Osório, iniciamos o debate desta rota há 30 anos e muitos desacreditavam. Hoje, a ponte sobre o Rio Paraguai já começou a ser construída em Porto Murtinho e o Paraguai já asfaltou 300 quilômetros de estradas no Chaco, rumo à divisa com a Argentina, concluindo o acesso aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile.”

O governador Eduardo Riedel anunciou em janeiro que apresentará ao Governo Federal demandas relacionadas à malha rodoviária das BRs 262, 267 e 163, visando melhorar a infraestrutura e a logística das estradas que integram a Rota Bioceânica. Zeca do PT reforçará os pedidos ao presidente Lula, ao ministro da Fazenda Fernando Haddad e ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que virá ao estado em março acompanhar as obras da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

“A conclusão deste empreendimento vai encurtar em 7,5 mil quilômetros a distância do Brasil ao mercado asiático, diminuindo em 12 dias as viagens em alto mar. Vai baratear de 40% a 45% o custo do transporte de produtos importados e exportados. Nos tornaremos altamente competitivos no mercado internacional”, finaliza Zeca do PT.

Texto e foto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita

Exit mobile version