O deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação ao Governo Federal nesta quarta-feira (30) solicitando a realização de estudos de viabilidade para a criação de superintendências federais que exerçam a gerência efetiva sobre a concessão e utilização dos programas sociais da União nos estados e municípios.
Segundo Zeca, este pedido tem por objetivo “fortalecer a gerência do Governo Federal sobre seus programas sociais nos estados e municípios, uma vez que, principalmente em períodos de eleição, sempre aparecem denúncias da utilização de programas como o Bolsa Família para fins eleitoreiros e não para os fins sociais para o qual foram criados.”
O deputado acrescenta que o pedido é resultado de série de denúncias que recebeu no último processo eleitoral envolvendo utilização de programas sociais do Governo Federal para converter votos da população em situação de vulnerabilidade social.
“Recebi diversas denúncias sobre a utilização indevida desses programas sociais para converter votos para candidatos sem nenhuma relação com o Governo Federal. Só em outubro, 206,4 mil famílias de Mato Grosso do Sul receberam o Bolsa Família. É absolutamente injusto que esses programas sejam utilizados com fins eleitoreiros pela extrema-direita. O governo Lula precisa criar mecanismos de fiscalização com criação dessas superintendências”, enfatiza Zeca do PT.
O pedido do parlamentar foi encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ao Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e à ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Texto: Carlos Henrique Wilhelms Edição: Éder F. Yanaguita