A Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), presidida pelo deputado estadual Zeca do PT, realiza reunião nesta sexta-feira (22), a partir das 9 horas, com a presença de Sibá Machado, chefe do escritório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em Brasília.
Na oportunidade, será apresentada no Plenarinho Nelito Câmara a concepção do Garanticoop, que é um fundo garantidor que facilita o acesso a crédito fundiário por cooperativas.
O Governo do Estado, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e instituições financeiras foram convidadas para conhecer o projeto e debater a viabilidade de implantação de um fundo garantidor desse tipo no Centro-Oeste.
“Esses fundos garantidores são essenciais para promover a inclusão financeira e o acesso ao crédito. Eles também viabilizam a adesão dos agricultores familiares a linhas de repasse do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] e asseguram que as políticas públicas alcancem os beneficiários finais”, afirmou o deputado Zeca do PT.
Texto: Carlos Henrique Wilhelms Edição: Éder F. Yanaguita