Site icon Zeca do PT

Zeca aciona bancada federal para resolver problema da água em aldeias de Dourados

Zeca aciona bancada federal para resolver problema da água em aldeias de Dourados

O deputado estadual Zeca do PT acionou a bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional solicitando a viabilização de recursos para implantação de sistemas de abastecimentos de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados. O pedido é endossado pelos parlamentares Gleice Jane (PT), Pedro Kemp (PT) e Lia Nogueira (PSDB).

O abastecimento precário de água nas aldeias da região de Dourados resultou em protesto das comunidades indígenas na MS-156 e confronto com a Polícia Militar (PM), que nesta quarta-feira (27) dispersou a mobilização em ação violenta que deixou vários feridos.

“É preciso se chegar a uma resolução definitiva para esse problema da falta d’água nas comunidades indígenas de Dourados. É um verdadeiro drama que se vive naquela região”, enfatiza Zeca.

Em sua indicação, o parlamentar reivindica uma emenda de bancada de R$ 53 milhões para um abastecimento de água eficaz nas aldeias Bororó e Jaguapiru. O pedido foi encaminhado ao coordenador da bancada, deputado federal Vander Loubet (PT), e à senadora Soraya Tronicke, que assume a Coordenação a partir de 2025.

Providências

Após o confronto entre indígenas e PM, que deixou vários feridos, Zeca do PT acionou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) questionando a atuação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

“Queremos saber dessas instituições fiscalizadoras se a Polícia Militar do Estado tinha autorização, como manda a Constituição, para adentrar nas aldeias, que estão em um território pertencente à União, para agredir e atirar nos manifestantes das comunidades indígenas que protestavam na MS-156 para terem garantido o direito a um bem essencial que é a água”, pontuou o deputado.

Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Ernesto Franco
Exit mobile version