fbpx

Na instalação da 1ª Sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), realizada nesta quinta-feira (2), o deputado estadual Zeca do PT ressaltou a importância da 12ª Legislatura da Casa de Leis promover debates a respeito da implantação da Rota Bioceância.

“Esse corredor é o caminho para o Oceano Pacífico e vai tornar o nosso estado um importante centro de desenvolvimento da América do Sul”, argumenta o parlamentar.

Ex-governador do Estado, Zeca relembrou as primeiras discussões sobre o Corredor Bioceânico, que visavam encurtar a distância entre o Brasil e o mercado asiático. “Ao lado dos meus irmãos Heitor e Osório, iniciamos o debate desta rota há 30 anos e muitos desacreditavam. Hoje, a ponte sobre o Rio Paraguai já começou a ser construída em Porto Murtinho e o Paraguai já asfaltou 300 quilômetros de estradas no Chaco, rumo à divisa com a Argentina, concluindo o acesso aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile.”

O governador Eduardo Riedel anunciou em janeiro que apresentará ao Governo Federal demandas relacionadas à malha rodoviária das BRs 262, 267 e 163, visando melhorar a infraestrutura e a logística das estradas que integram a Rota Bioceânica. Zeca do PT reforçará os pedidos ao presidente Lula, ao ministro da Fazenda Fernando Haddad e ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que virá ao estado em março acompanhar as obras da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

“A conclusão deste empreendimento vai encurtar em 7,5 mil quilômetros a distância do Brasil ao mercado asiático, diminuindo em 12 dias as viagens em alto mar. Vai baratear de 40% a 45% o custo do transporte de produtos importados e exportados. Nos tornaremos altamente competitivos no mercado internacional”, finaliza Zeca do PT.

Texto e foto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita