O deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação em sessão da Assembleia Legislativa realizada nesta terça-feira (7) solicitando à Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) o envio de carga substancial de água tratada para consumo do povo Yanomami do estado de Roraima, vítima de crise humanitária que deixou centenas de indígenas com quadros de desnutrição e contaminação por mercúrio advindo de garimpos clandestinos.
O parlamentar argumenta que a reivindicação “tem como objetivo atender a população da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, que passa por uma crise humanitária sem precedentes, sofrendo pela desidratação e desnutrição severa, causadas por ações ilegais de garimpeiros que degradam o solo e contaminam a água da região com mercúrio”.
Zeca acrescenta que já acionou o governador Eduardo Riedel e o secretário estadual da Casa Civil, Eduardo Rocha, para que esta mobilização seja articulada com celeridade para atender o povo Yanomami. “Nós precisamos, em um gesto de solidariedade, nos manifestar sobre essa crise humanitária instalada em Roraima. O governador Eduardo Riedel já se mostrou favorável a essa ação de enviar água potável para os indígenas que foram contaminados com mercúrio.”
Segundo o ex-governador, Mato Grosso do Sul tem o histórico solidário de atender outros estados que enfrentaram situações adversas. Em 2008, por exemplo, a Sanesul encaminhou 25 mil copos de água tratada para famílias que ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina. Em 2011, foram enviados 12 mil copos de água tratada para famílias do Rio de Janeiro que foram afetadas por enchentes.
Cerca de 30 mil indígenas vivem na Terra Yanomami e, de acordo com o Governo Federal, mais de 220 pacientes foram encaminhados a unidades de saúde com quadros de contaminação e desnutrição.
A indicação do deputado estadual Zeca do PT foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel e ao diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio da Silva.
Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Wagner Guimarães/Alems