fbpx

O deputado estadual Zeca do PT subscreveu requerimento apresentado por seu colega de bancada, deputado Pedro Kemp (PT), que questiona o Governo do Estado sobre quais ações vêm sendo executadas para coibir o desmatamento e práticas ilegais de manejo do solo que degradam o leito do Rio Formoso e seus afluentes, no município de Bonito e na região da Serra da Bodoquena.

Em discurso feito nesta quarta-feira (8), na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Zeca manifestou sua preocupação com os impactos provocados pela agricultura mecanizada, que tem prolongado os períodos de turvamento dos rios da região.

“Bonito é uma das regiões mais simbólicas para o turismo do país. Através da Fundação Neotrópica do Brasil, que atua em questões ambientais na Serra da Bodoquena, recebi denúncias de que os períodos de turvamento dos rios de Bonito têm ficado cada vez mais prolongados. Inclusive, em algumas regiões, notou-se o desaparecimento de peixes”, explica o deputado e ex-governador.

O parlamentar destaca que essa situação é consequência da agricultura mecanizada, que tem crescido muito. “E é positivo que cresça, pois gera empregos e desenvolvimento para o estado. Todavia, são necessários mecanismos de controle, como curva de nível, plantio direto e caixas de contenção, entre outros, para evitar assoreamento e minimizar os impactos das lavouras nos rios de Bonito”, pontua Zeca do PT.

O requerimento apresentado pelo deputado Pedro Kemp, subscrito por Zeca, foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel e ao secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Wagner Guimarães/Alems