fbpx

O deputado estadual Zeca do PT anunciou nesta terça-feira (14) que irá apresentar projeto que altera a Lei nº 1963/1999, tornando obrigatória a destinação de 30% dos recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul) para pavimentação de estradas que dão acesso a núcleos da agricultura familiar, como assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas e comunidades quilombolas, entre outros.

A lei que cria o Fundersul foi sancionada em 11 de junho de 1999, quando Zeca era governador do Estado. “Trata-se de um fundo que hoje tem orçamento de R$ 1,5 bilhão e permitiu que o último governo promovesse uma verdadeira revolução, com o asfaltamento das principais rodovias, colocando Mato Grosso do Sul entre os estados com melhor infraestrutura logística”, enfatiza o deputado e ex-governador.

O objetivo principal da medida, de acordo com Zeca, é estimular a produção advinda da agricultura familiar.

“Hoje andamos dezenas e até centenas de quilômetros em estradas de chão para chegar a assentamentos, aldeias ou comunidades quilombolas. Como podemos querer que essa gente possa produzir e escoar sua produção com agilidade e eficácia? Núcleos de assentamentos rurais de todas as regiões do estado merecem ser beneficiados por esses recursos”, finaliza Zeca do PT.

Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Luciana Nassar/Wagner Guimarães/Alems