O deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimento em sessão ordinária da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (15), solicitando a criação da Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica. A proposta de Zeca é que o grupo discuta políticas públicas relacionadas a este projeto, que vai impulsionar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
Essa frente parlamentar, que seria coordenada por Zeca, já conta com a adesão de outros deputados estaduais.
“A Rota Bioceânica vai interligar o Brasil aos portos do Chile, no Oceano Pacífico, passando pelos países vizinhos Paraguai e Argentina, possibilitando o incremento das negociações entre os quatro países, barateando em até 45% o custo de transporte de mercadorias com o comércio asiático e tornando Mato Grosso do Sul um importante eixo logístico de importação e exportação. Além disso, existe a grande integração cultural e turística na América do Sul”, explica o deputado e ex-governador.
O parlamentar ressalta a importância de a Casa de Leis acompanhar o andamento dos trabalhos estruturais, como a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta (Paraguai), além dos investimentos que vêm sendo realizados neste empreendimento.
“Na semana passada, o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, autorizou aporte na ordem de quase R$ 1 bilhão para que o Executivo Estadual realize investimentos em manutenção de rodovias federais e estaduais que integram o Corredor Bioceânico, além de R$ 93 milhões que serão empenhados na construção de alça que ligará a BR-267 à ponte sobre o Rio Paraguai. É fundamental que essa Frente Parlamentar seja instalada nesta Casa de Leis para que possamos acompanhar a implantação deste sonho antigo, que irá transformar nosso estado e colocará Mato Grosso do Sul no coração da América do Sul”, finaliza Zeca do PT.
Texto e foto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita