fbpx

O deputado estadual Zeca do PT vai propor uma comissão na Assembleia Legislativa para averiguar denúncias constantes de morte de peixes em rios de Mato Grosso do Sul. O deputado explica que diariamente recebe denúncias de desmatamento, poluição e assoreamento de rios, que tem causado a morte de peixes em diversas regiões do estado.

“São denúncias do Santo Antônio e Miranda, da região de Guia Lopes e Jardim. Denúncias do Rio Apa, Aquidauana, terrivelmente assoreado e com problemas na qualidade da água. Vou entrar com pedido de uma comissão especial da Assembleia, Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Florestal, para levantar a qualidade da água e abrir um debate sobre o que está fazendo no estado o crescimento da lavoura indiscriminada, irresponsável e inconsequente”, detalhou.

O deputado afirma que, diante da gravidade do problema, pode fazer uma denúncia nacional, se nada for feito para combater o crime ambiental. “Não vou me omitir. Não tem quem me pare. É uma vergonha o que está acontecendo em Bonito, em Bodoquena, Serra da Bodoquena. Desmatamento desenfreado, não respeitando o limite legal para plantio. Grade pesada para plantar lavoura, sem curva de nível, sem caixa de contenção de água de chuva. Isso, consequentemente, leva tudo para dentro dos rios”, alertou.

Zeca também cita como problema a entrada indiscriminada de veneno, principalmente na fronteira. “Veneno indiscriminado, muitos entrando pelo Paraguai, sem nenhum controle, desde o governo anterior, na época da Tereza Cristina”, ressaltou.

Caso a comissão inicial indique necessidade, o deputado pode solicitar uma Comissão Parlamentar de Inquérito. “Dependendo do resultado desta primeira investigação, vou propor uma CPI, para gente poder estudar os crimes ambientais, fruto do crescimento indiscriminado da lavoura, má utilização das técnicas de plantio, e responsabilizar aqueles que estão fazendo isso de maneira inconsequente”, concluiu.

Fonte: Investiga MS
Foto: Carlos Henrique Wilhelms