fbpx

A Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul) atendeu à solicitação feita pelo deputado estadual Zeca do PT e encaminhará uma carga de água potável ao povo Yanomami, em Roraima, vítima de crise humanitária que deixou centenas de indígenas com quadros de desnutrição e contaminação por mercúrio advindo de garimpos clandestinos.

Após receber a confirmação de que a Empresa atenderia seu pedido, Zeca acionou o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para organizar a logística de transporte da carga por meio da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Solicitei ao Ministério de Defesa que organize a logística necessária para transporte dessa importante ajuda humanitária que Mato Grosso do Sul prestará aos indígenas Yanomami do estado de Roraima, que enfrentam uma crise humanitária sem precedentes, sofrendo pela desidratação e desnutrição severa, causadas por ações ilegais de garimpeiros que degradam o solo e contaminam a água da região com mercúrio. Em breve, o povo Yanomami receberá essa assistência do nosso estado”, aponta o deputado e ex-governador.

Cerca de 30 mil indígenas vivem na Terra Yanomami e, de acordo com o Governo Federal, mais de 220 pacientes da área foram encaminhados a unidades de saúde com quadros de contaminação e desnutrição.

Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Wagner Guimarães/Alems