fbpx

Semana das Mulheres: Dandara dos Palmares

Mulher negra e guerreira, Dandara dos Palmares é um dos principais nomes da luta negra no Brasil. Teve papel fundamental na construção e comando do Quilombo dos Palmares, um dos marcos da resistência contra o regime escravocrata brasileiro, que existiu e resistiu por mais de 100 anos.

Companheira de Zumbi, Dandara foi mãe de Aristogíton, Harmódio e Motumbo.

Em Palmares, teria chegado menina, tendo participado das atividades cotidianas como caça e agricultura. Além de dominar técnicas de capoeira, lutou junto aos cerca de 30 mil aquilombados, comandando o exército palmarino.

Dandara é mais uma mulher negra apagada pelo machismo e racismo. Sua vivência negava o lugar social destinado para as mulheres e negras, tanto na época em que viveu como nos dias atuais, por isso, sua luta contra as raízes da opressão trazia – e ainda traz – extremo incômodo para a sociedade. A líder e guerreira tem sua imagem frequentemente lembrada sob a sombra de seu marido, Zumbi.

Há relatos de que ela tenha se suicidado, pulando em uma pedreira após ser capturada em 6 de fevereiro de 1694. Preferia morrer a voltar para a escravidão.

Apesar das lacunas na sua história e imagem, Dandara vive em cada mulher negra que luta por liberdade e por uma vida mais digna e justa.

(Fonte: SBMFC – Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade)