O deputado estadual Zeca do PT denunciou as condições insalubres que vêm enfrentando os indígenas da Aldeia Pyelito Kuê, situada no município de Iguatemi. Em indicação apresentada nesta quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o parlamentar alertou o Ministério Público Federal (MPF) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) que os moradores da aldeia estão consumindo água de péssima qualidade e cobrou providências.
O deputado já havia denunciado a autoridades da saúde indígena que crianças da Aldeia Pyelito Kuê apresentavam quadro de desnutrição severa. Desta vez, o parlamentar cobrou ação do MPF para sanar o problema da péssima qualidade da água que abastece a comunidade.
“É urgente que as autoridades intervenham nessa situação de insalubridade que se instaurou na aldeia Pyelito Kuê. Anteriormente, denunciei os casos de desnutrição, e agora recebemos reclamações de que a água fornecida aos moradores da comunidade é de péssima qualidade. O Ministério Público Federal precisa agir rapidamente, e também reivindiquei ao Dsei que se manifeste sobre quais medidas adotará para sanar esse problema”, enfatizou Zeca do PT.
Os requerimentos do parlamentar foram encaminhados ao coordenador do Dsei-MS, Arildo Alves Alcântara, e ao procurador-chefe do MPF-MS, Silvio Pettengill Neto.
Texto: Carlos Henrique Wilhelms Edição: Éder F. Yanaguita Foto: Ernesto Franco