fbpx

O deputado estadual Zeca do PT apresentou nas duas últimas semanas indicações, nas sessões ordinárias realizadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, reivindicando a pavimentação asfáltica de estradas rurais que dão acesso a núcleos da agricultura familiar situados nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Naviraí, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia e Terenos.

“Temos compromisso com a agricultura familiar e essas indicações serão apresentadas como emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Fundersul de 2024. Queremos democratizar o acesso à qualidade de vida e de produção da agricultura familiar. Já conversamos com o governador Eduardo Riedel e ele é sensível a essa temática. O Fundo possui R$ 1,4 bilhão a ser empenhado na pavimentação e recuperação de vias e os núcleos da agricultura familiar – assentamentos rurais, aldeias indígenas e comunidades quilombolas – precisam ser contemplados para que ampliem e melhorem a sua produção”, justifica Zeca do PT.

O deputado solicitou o asfaltamento da estrada de acesso ao Assentamento Eldorado II, em Sidrolândia, no trecho que vai do entroncamento da BR-060 até a Estrada da Gameleira (MS-455). Também cobrou do Estado a pavimentação da MS-145 (Estrada da Juncal), em Naviraí, que dá acesso ao Assentamento Juncal.

Em Selvíria, o parlamentar reivindica a elaboração de projeto executivo para pavimentação da MS-444, rodovia que liga a área urbana aos assentamentos Canoas, São Joaquim e Alecrim. “Os assentados precisam se deslocar dezenas de quilômetros de estrada de chão para chegarem à cidade e a falta dessa estrutura compromete a qualidade da produção que transportam”, pontua.

Em Terenos, Zeca solicitou a pavimentação da estrada que dá acesso aos assentamentos Patagônia, Nova Era, Terra Boa, Nova Querência, São Luiz, Guaicurus, Jamic, Sete de Setembro e Santa Mônica. Já em São Gabriel do Oeste, o deputado reivindica a pavimentação da estrada que interliga a BR-163 aos assentamentos Patativa e Itaquí.

Em Aquidauana e Anastácio, os pedidos são para pavimentação da MS-345, que dá acesso à terra indígena da Aldeia Limão Verde, e da MS-170, que interliga os assentamentos São Manoel e Monjolinho.

Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Ernesto Franco