fbpx

O deputado estadual Zeca do PT acionou o Governo do Estado nesta quarta-feira (13) solicitando estudos que atestem a viabilidade de estadualização e pavimentação da estrada rural que liga o Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, ao distrito de Itahum, em Dourados. O trecho em questão tem 45 quilômetros de extensão e, nos dias de chuva, o tráfego de veículos fica comprometido.

Em agenda realizada recentemente no Assentamento Itamarati, Zeca do PT assinou documento apoiando essa reivindicação dos produtores da região. Na Assembleia Legislativa, endossou esse pedido, que busca melhorar a estrutura logística de escoamento da produção na região.

“A estadualização e pavimentação da estrada que liga o Assentamento Itamarati ao distrito de Itahum, passando pelo Assentamento Amparo, trará grande evolução para toda a região, melhorando o escoamento da produção advinda da agricultura familiar local e levando maior segurança aos motoristas que trafegam diariamente por essa estrada de 45 km, uma vez que, durante períodos chuvosos, a via acaba ficando em estado precário”, justifica o deputado.

Zeca reforçou o compromisso que tem junto ao governador Eduardo Riedel de direcionar recursos do Fundersul para pavimentação de estradas que dão acesso a núcleos da agricultura familiar.

“O governador é sensível a essa nossa demanda que visa melhorar o acesso a assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas que trabalham com a agricultura familiar. Essa demanda dos produtores da região de fronteira vai melhorar toda a rede de escoamento de da produção local”, acrescenta o parlamentar.

A reivindicação apresentada por Zeca do PT atende à indicação elaborada pelos vereadores Rogério Yuri, de Dourados, e Edinho Quintana, de Ponta Porã. O documento foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel, ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, e ao diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Mauro Azambuja Rondon.

Texto e foto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita