O deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimento nesta terça-feira (5) solicitando informações a respeito dos recursos que serão direcionados a Mato Grosso do Sul por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para ações de conservação e preservação ambiental do Pantanal. O Banco anunciou investimentos na ordem de U$ 200 milhões (quase R$ 2 bilhões) que serão aplicados em projetos e ações no bioma.
O requerimento do parlamentar pantaneiro foi encaminhado ao secretário-executivo do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Rezende de Lacerda, e ao titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck. Nele, Zeca questiona também quais serão os projetos do que têm a previsão de recebimento de recursos do programa BID Pantanal.
“No mês de setembro, foi anunciado o investimento de cerca de R$ 2 bilhões que serão financiados pelo BID visando ações de conservação e preservação ambiental do Pantanal nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Desde então, a sociedade não recebeu mais detalhes a respeito da utilização desse montante. Enquanto parlamentar, é nossa função fiscalizar onde serão empenhados esses recursos e quais municípios serão atendidos”, justificou Zeca.
O deputado ressaltou a importância de estabelecer um diálogo permanente para determinar a aplicação desses recursos do BID Pantanal. “É imprescindível que os municípios pantaneiros sejam convidados para debater sobre as ações e projetos que serão financiados”, enfatiza o parlamentar.
O requerimento apresentado por Zeca do PT estabelece o prazo de 48 horas para resposta dos questionamentos. “Caso essas informações não sejam disponibilizadas pela Semadesc e pelo Mapa, não descarto a iniciativa de acionar a Justiça para ter essas respostas”, finalizou o deputado e ex-governador.
Texto: Carlos Henrique Wilhelms Edição: Éder F. Yanaguita Foto: Ernesto Franco