fbpx

Amigos, amigas, Nesta quarta-feira (6) tivemos audiência aqui em Brasília no Ministério do Meio Ambiente com a ministra Marina Silva. Na oportunidade, tratamos de duas pautas.

A primeira se refere a um problema enfrentado por assentamentos rurais. Ao se verificar um problema de ordem ambiental em algum lote do assentamento, o Ibama está bloqueando todos os lotes, o que acaba por penalizar todos os assentados, mesmo aqueles que não sejam infratores. Dessa forma, ficam sem poder acessar créditos do Pronaf, entre outros. Solicitamos à ministra – e e ela foi sensível – uma reformulação da legislação de maneira que apenas o infrator – e não todo o assentamento – seja penalizado.

A segunda pauta é a respeito da inserção do Pantanal nos debates socioambientais conduzidos pelo Ministério. Nesse sentido, a ministra Marina se mostrou sensível à nossa reivindicação pela viabilização de recursos para atender o povo pantaneiro – ribeirinhos, quilombolas, indígenas e assentados rurais – em questões como abastecimento de água potável e implantação de energia solar nessas comunidades tradicionais da região.

Estiveram conosco nessa audiência o deputado federal Vander Loubet; o coordenador-geral de Apoio e Monitoramento de Propostas do MDA, Thiago Borges; o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman; e o diretor-executivo da Agraer, Beto Melo.