Em agenda com a diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopez, o deputado estadual Zeca do PT reforçou seu pedido de criação de programas habitacionais que contemplem os povos indígenas e as colônias de pescadores do estado.
O pedido já havia sido apresentado pelo parlamentar no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por meio de indicação.
“São pessoas que habitam em estruturas que se encontram em situação precária, sendo imprescindível a criação de programas que fomentem melhores condições de moradia a esses cidadãos. No encontro com a Maria do Carmo, me coloquei à disposição para lutar por recursos em Brasília e colocar em prática esses programas”, enfatizou Zeca.
A diretora-presidente da Agehab anunciou ao deputado que diversas comunidades indígenas do estado serão contempladas com habitações populares. Também explicou que as colônias de pescadores podem inscrever projetos de moradia no programa Minha Casa Minha Vida, modalidade Entidades, do Ministério das Cidades.
O Minha Casa Minha Vida – Entidades tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produção de unidades habitacionais urbanas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social.
O programa apoia a produção social da moradias e a participação da população como protagonista na solução de seus problemas habitacionais, estimulando a organização popular e a produção habitacional por autogestão.
Texto e foto: Carlos Henrique Wilhelms Edição: Éder F. Yanaguita