fbpx

O deputado estadual Zeca do PT propôs à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a convocação de uma audiência pública para discutir o prognóstico preocupante de queimadas no Pantanal no período de estiagem, previsto para começar a partir de junho. O parlamentar já visitou órgãos de defesa do meio ambiente e percebeu a necessidade de organizar ações em conjunto para minimizar os impactos do fogo no bioma pantaneiro.

“Gostaria de reiterar meu pedido de convocar uma audiência pública para que esta Casa se aproprie do debate acerca das mais severas e preocupantes expectativas de seca e incêndios que podem ocorrer neste ano de 2024 no Pantanal. Precisamos convidar o Ibama, o Imasul, a Polícia Militar Ambiental e outros órgãos ambientais para construir uma política de atuação que nos permita lidar com os difíceis impactos da seca e dos incêndios no bioma”, argumentou Zeca.

O maior incêndio no Pantanal foi registrado no período de seca do ano de 2020. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a previsão para 2024 é de que a seca em Mato Grosso do Sul seja ainda mais severa. “Este é o prognóstico que o Ibama e que o Imasul possuem. Portanto, é urgente que discutamos em conjunto para que esses órgãos estejam capacitados e preparados para atuar de forma sinérgica em uma potencial situação crítica”, finalizou Zeca.

O parlamentar tem atuado constantemente para estruturar a rede de enfrentamento aos focos de incêndio no Pantanal. Em agenda recente no Ibama, Zeca recebeu a garantia de que as brigadas de incêndio que operam na Terra Indígena Kadiwéu, em Porto Murtinho, e em Corumbá serão estruturadas no mês de junho.

Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Ernesto Franco