fbpx

Em agenda com o governador Eduardo Riedel nesta terça-feira (11), o deputado estadual Zeca do PT apresentou diversas demandas e reforçou compromisso junto ao Governo do Estado para promover ações que fortaleçam e impulsionem a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas na Assembleia Legislativa, Zeca cataloga constantemente os pedidos da classe, apresentando ao governador as reivindicações que recebeu nos últimos meses.

“São pedidos de perfuração de poços, disponibilização de cursos técnicos e investimentos em tecnologias para impulsionar a agricultura familiar. Acredito na sensibilidade do governador Eduardo Riedel e saímos contentes com essa parceria que se converterá em ações que vão fazer avançar o trabalho no campo, nos assentamentos e nas aldeias”, sintetizou o parlamentar.

Zeca solicitou apoio do Executivo Estadual no projeto de residência agrária, que oferecerá extensão tecnológica por parte da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect) para atender as famílias produtoras, e também cobrou investimentos na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

“Discutimos a necessidade do repasse urgente de recursos que a bancada federal disponibilizou para a Agraer, na ordem de R$ 29 milhões, que teria contrapartida de igual valor do Executivo Estadual para o Incra, que, por sua vez, realizará investimentos no programa de abastecimento de água e implantação de energia solar nos assentamentos de Mato Grosso do Sul. Também reiteramos nosso pedido para melhorar a estrutura da Agraer, no sentido de reforçar o quadro de servidores que atuam na Agência para melhorar a assistência oferecida aos nossos pequenos produtores”, finalizou Zeca.

Zeca participou da audiência com o governador Eduardo Riedel acompanhado de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Giovanni Coletti