fbpx

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) promoverá no dia 31 de outubro de 2024, quinta-feira, a Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Entre os agraciados, estará o professor Ido Luiz Michels.

Natural do município de Armazém, em Santa Catarina, Ido Michels chegou em Campo Grande no ano de 1993, após ser aprovado para concurso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde se tornou professor titular da Escola de Administração e Negócios (Esan).

De acordo com Michels, será um momento de grande alegria e emoção. “Após 31 anos da minha chegada ao Mato Grosso do Sul, será gratificante receber esse reconhecimento, essa honraria. Foi neste estado que construí a maior parte da minha carreira profissional e onde pude ser presenteado com muitas amizades e amores. Portanto, esse título é muito especial”, destaca.

Autor da indicação que concede o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense a Michels (Resolução nº 45/2024), o deputado estadual Zeca do PT afirma que se trata de um ato de justiça. “Após três décadas de contribuições para a sociedade sul-mato-grossense, nada mais justo que a outorga desse título ao professor Ido. Foi com o apoio dele – e de muitos outros professores, técnicos, estudiosos e pesquisadores – que demos início ao processo de modernização e transformação do Estado, que passou, por exemplo, pelos estudos das cadeias produtivas, que ele ajudou a conduzir e que foram essenciais para melhorarmos a competitividade das nossas atividades econômicas”, pontua o parlamentar e ex-governador.

Trajetória

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1990), Ido Michels alcançou em 1993 o título de Mestre em Economia Regional pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Campus Campina Grande) com uma dissertação que foi convertida no livro “Crítica ao modelo catarinense de desenvolvimento: do planejamento econômico – 1956 – aos precatórios – 1997” (Editora UFMS).

Em 2001, defendeu a tese “A bovinocultura de corte brasileira e o mercado externo: regiões sanitárias e a cadeia produtiva da carne bovina de Mato Grosso do Sul”, obtendo o título de Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. No mesmo ano, foi coautor do livro “Cadeia produtiva da carne bovina de Mato Grosso do Sul (Editora Oeste).

Foi coordenador da Coleção Cadeias Produtivas de Mato Grosso do Sul, conjunto de 10 livros lançado pela Editora UFMS em 2004, resultado de dois anos do mais amplo estudo de cadeias produtivas já realizado no estado.

Em 2007, concluiu seu Pós-Doutorado, também pela USP.

Além da docência na UFMS, Michels foi professor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp, diretor comercial do Centro Universitário de Campo Grande (Unaes), comentarista econômico da TV Morena (afiliada Rede Globo em Mato Grosso do Sul), apresentador dos programas de entrevista Economia & Sociedade (TVU-UFMS) e Sociedade em Foco (TV Pantanal-Uniderp) e professor voluntário do curso de Gestão de Agronegócios da Universidade de Brasília – UnB.

Atualmente está na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), onde trabalha como assessor parlamentar e chefe de gabinete do deputado federal Vander Loubet (PT-MS). Também é professor e consultor da Faculdade Insted, em Campo Grande (MS).