fbpx

O deputado estadual Zeca do PT está finalizando 2024 com mais uma atuação combativa e de resultados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).

Foram apresentados pelo parlamentar 126 indicações, 37 requerimentos, 11 moções e quatro projetos de resolução, todos instrumentos para dar encaminhamentos às demandas sociais dentro da Casa de Leis.

O deputado realizou cinco reuniões da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas – da qual é presidente – e duas audiências públicas – uma sobre a reativação da Malha Oeste Ferroviária e outra sobre políticas públicas para os pescadores artesanais do estado.

Zeca também teve 31 propostas aprovadas com sugestões de emendas ao Orçamento Estadual de 2025, sendo a maioria das proposições voltadas para melhorias nas estradas que dão acesso à comunidades agrícolas por meio de recursos do Fundersul.

O ano de 2024 foi marcado por severos períodos de seca e de incêndios. Para atender centenas de famílias de agricultores que sofreram com perdas por conta dessa situação, o deputado intermediou com os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social), do Governo Federal, e com o governador Eduardo Riedel, a distribuição de cestas básicas e insumos agrícolas para que esses trabalhadores pudessem, de forma emergencial, superar esse momento de dificuldade.

No segundo semestre, Zeca celebrou a aprovação no Congresso Nacional da sua proposta, enviada ao presidente Lula, de criação do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para facilitar o acesso dos agricultores familiares aos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O deputado também segue honrando seu compromisso de buscar a destinação de recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário (Fundersul) para pavimentação de rodovias que dão acesso a importantes núcleos da agricultura familiar. Três pedidos de Zeca estão avançando: a MS-444, em Selvíria; a MS-345, em Aquidauana; e a estrada que liga o distrito de Nova Itamarati (Ponta Porã) ao distrito de Itahum (Dourados). Vale citar também a MS-355, que liga Terenos a Dois Irmãos do Buriti.

Recuperação

Em 2024, Zeca também se dedicou a recuperar a força do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso do Sul.

Foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada pela deputada federal Camila Jara em Campo Grande, que obteve 41.966 votos. No interior, Zeca foi presença constante para auxiliar os candidatos do PT. No dia 6 de outubro, o PT elegeu 37 vereadores no estado, um aumento de 42% em comparação à eleição de 2020.

Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Ernesto Franco