Em audiência com o governador Eduardo Riedel, nesta quinta-feira (18), o deputado estadual Zeca do PT recebeu do Governo do Estado o compromisso para a realização de obras de pavimentação asfáltica em estradas que beneficiam o Assentamento Itamarati, no distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã.
Acompanhado de lideranças da região, Zeca reivindicou 63 quilômetros de pavimentação localizados em três trechos distintos. O governador Riedel acenou positivamente para o pedido.
O primeiro trecho será de 32 quilômetros, finalizando a ligação entre o Assentamento Itamarati 1, na altura do Rio Lageado, e o distrito de Itahum, em Dourados. O segundo ligará o chamado Portão Amarelo, no Assentamento Itamarati 2, ao Assentamento Nova Era, uma extensão de 26 km. Por fim, o terceiro trecho finalizará a ligação entre o Assentamento Dorcelina Folador e o distrito de Itahum, com 5 quilômetros de extensão.
Essas são as principais vias de acesso a importantes rodovias pavimentadas que são fundamentais para o escoamento da produção da agricultura familiar para os armazéns localizados no distrito Itahum e em outros municípios. As obras também impactarão diretamente a qualidade de vida dos pequenos agricultores e assentados da região sul do estado.
Presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa e principal articulador dessas demandas, Zeca celebrou o apoio e a sensibilidade do governador ao acatar as reivindicações dos pequenos agricultores de Ponta Porã.
“São investimentos importantes que impulsionarão a agricultura familiar do nosso estado. Além das obras, o governador Riedel se comprometeu a visitar o Assentamento Itamarati e saímos contentes com esse compromisso, que se converterá em avanços para o trabalho no campo e a dignidade dos agricultores familiares do Itamarati”, sintetizou o deputado e ex-governador.
Zeca participou da audiência com Riedel acompanhado por Paulo Roberto da Silva, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Marina Ricardo Nunes, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Edinho Quintana (PT), vereador de Ponta Porã; e dos representantes de cooperativas agrícolas da localidade: Ataídes Ambrust (Cooperafi), Cleiton Alexandre (Arcoporã) e Milton Schultz (Cooperschutz).
Texto e fotos: Lucas Caxito