Em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Zeca do PT apresentou uma Moção de Aplauso ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, em reconhecimento aos resultados concretos obtidos pelas políticas públicas voltadas ao combate à fome e à pobreza no Brasil.

Conforme Zeca, o Brasil alcançou, em menos de três anos, o expressivo e histórico resultado de sair novamente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), com políticas eficazes e estruturantes que devolvem dignidade ao povo brasileiro. Avanços que ocorreram sob a liderança do presidente Lula e a coordenação técnica e política do ministro Wellington Dias.

“A retomada e o fortalecimento de programas como o Bolsa Família, o Brasil Sem Fome e o Programa de Aquisição de Alimentos, a valorização do salário mínimo, os investimentos em segurança alimentar, o apoio à agricultura familiar e a ampliação do acesso a direitos sociais básicos demonstram um compromisso inegociável com os que mais precisam”, justificou o deputado e ex-governador.

Zeca também ressaltou a importância da atuação internacional do presidente Lula, que apresentou ao Papa Leão XIV a proposta de criação de um fundo global de combate à fome e à pobreza, sustentado pela taxação em 2% sobre as grandes fortunas dos bilionários do mundo.

“Trata-se de uma proposta corajosa, humanitária e inovadora, que recoloca o Brasil como protagonista na agenda internacional dos direitos humanos e da justiça social. Por todo o empenho, resultados e visão estratégica demonstrados, esta Casa Legislativa, através da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), manifesta aplausos públicos e reconhecimento ao presidente Lula e ao ministro Wellington Dias, por conduzirem, com firmeza, empatia e competência, uma verdadeira reconstrução das políticas sociais no Brasil, que se tornaram políticas exemplares a todo o mundo”, complementou Zeca.

Texto: Lucas Caxito
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Ernesto Franco