Durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), nesta terça-feira (19), o deputado estadual Zeca do PT solicitou a reintegração imediata dos coordenadores regionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de Campo Grande e Dourados, Elvisclei Polidorio e Teodora de Souza, respectivamente.
Segundo o deputado e ex-governador, a indicação se dá em razão da exoneração arbitrária dos coordenadores. A ação gerou apreensão entre servidores, lideranças e demais atores envolvidos na garantia dos direitos dos povos originários sul-mato-grossenses.
“Elvisclei e Teodora foram exonerados de forma arbitrária, autoritária, arrogante, prepotente e unilateral pelo secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, sem qualquer consulta às lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul, que são diretamente impactadas pela atuação das coordenações locais da Funai e que, tradicionalmente, participam dos processos decisórios ligados à gestão indigenista em nosso estado”, justificou Zeca.
Ainda conforme o parlamentar, os coordenadores desempenhavam funções essenciais para a manutenção das políticas indigenistas e para a continuidade de ações administrativas e de campo que possuem grande relevância social.
“O retorno dos coordenadores anteriormente responsáveis contribuirá para a normalização das relações entre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul, restaurando a confiança institucional e permitindo o prosseguimento das ações de forma harmônica e participativa, pontos que não foram levados em consideração nos atos realizados pelo Eloy Terena, que vem criando indisposição generalizada entre os povos indígenas de MS”, complementou Zeca.
O deputado encaminhou a solicitação à ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, e à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
Texto: Lucas Caxito Edição: Éder F. Yanaguita Foto: Luciana Nassar/Alems