Em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Zeca do PT apresentou uma moção de repúdio ao diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro), Daniel Ingold, pela política de repressão e inviabilização à agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.

Conforme Zeca, foram relatadas em seu gabinete parlamentar, nos últimos meses, diversas situações em que produtores de base familiar foram submetidos a fiscalizações marcadas por excessos, rigidez desproporcional e práticas que desconsideram a realidade socioeconômica dos agricultores familiares sul-mato-grossenses.

“Esta prática inviabiliza a sobrevivência deste importante seguimento do nosso estado, ações que são totalmente diferentes daquelas empregadas pelo mesmo órgão fiscalizador aos grandes produtores rurais de MS”, justificou o parlamentar.

Ainda conforme o deputado e ex-governador, tais condutas configuram afronta ao princípio da função social da agricultura familiar, reconhecida pela legislação federal e estadual como segmento estratégico para a segurança alimentar, geração de renda e preservação ambiental.

“São ações opostas às manifestações sensíveis que o governador Eduardo Riedel vem realizando em prol da agricultura familiar do nosso estado, como a lei que instituiu o Programa Selo da Agricultura Familiar em MS, por exemplo. Assim, manifestamos veemente repúdio ao caráter vergonhoso, agressivo e persecutório das ações da Iagro, sob as ordens da sua atual Diretoria, contra os agricultores familiares”, complementou Zeca.

Texto: Lucas Caxito
Foto: Luciana Nassar/Alems