fbpx

O deputado estadual Zeca do PT apresentou pedido em sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul solicitando a implantação de sistema de captação de água e dessalinização nos assentamentos São Gabriel, Taquaral, Paiolzinho e Tamarineiro, em Corumbá, e no Assentamento 72, em Ladário.

As comunidades estão localizadas em região pantaneira onde a água oriunda de perfuração de poços é salobra, o que dificulta a produção dos agricultores familiares. Diante disso, Zeca solicitou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) a viabilização de recursos para que as comunidades tenham, além das bombas de captação e dos dessalinizadores, a instalação de placas solares.

“Vivemos um momento de agroindustrialização nos assentamentos do país e os agricultores familiares precisam de boas condições para impulsionarem suas produções. Nessa região específica do Pantanal, a água disponível é salobra, o que compromete o trabalho no campo. Portanto, é preciso viabilizar recursos para que as comunidades tenham uma água de qualidade, tanto para consumo como para produção”, enfatiza o deputado e ex-governador.

A reivindicação do deputado Zeca do PT foi encaminhada ao superintendente regional do Incra, Paulo Roberto da Silva, e à coordenadora do escritório regional do MDA, Marina Ricardo Nunes.

Texto: Carlos Henrique Wilhelms
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Luciana Nassar/Alems